Tabela de equivalência e resistência de materiais para moldes

Gostou? compartilhe!

Antes de usar a tabela, preste atenção em alguns detalhes:

Quando a norma do aço aparecer sem parêntesis significa que o aço atende exatamente ao escopo da norma.

Quando a norma do aço aparecer entre parênteses, significa que o aço tem sua “base” na liga original de referência, porém com modificações. Subentende-se que ele manteve pelo menos todos elementos da liga ou que contém modificações que sejam complementares em propriedades, provocadas por estes elementos de liga, que podem ser, inclusive microligantes modernos e com adições meticulosamente estudadas.

Quando a norma do aço vem acompanhada das letras HH (principalmente nos casos dos aços da categoria de aços AISI P20 ) significa: High Hardness= Elevada Dureza ) normalmente situada entre 36/40 HRc. Porém há exceções até 45 HRc.

Quando a norma do aço vem entre parêntesis e contém a abreviatura Mod. Significa: A liga foi desenvolvida procurando-se pelas mesmas caraterísticas do aço em questão, porém com falta ou substituição de elementos, da liga normatizada. Hoje em dia, é mais fácil de se aceitar que estas adições, para correções de propriedades, também, sejam de microligantes modernos, mas com valores e forma de adição meticulosamente estudadas e testadas.

Cuidado: neste caso, para esta liga ser aceitável há a necessidade que o material mantenha características básicas, para poder trazer esta denominação, como: resistência mecânica mínima e outros requisitos que possam metalurgicamente ser considerados inerentes da norma base. A AÇOESPECIAL lhe dá esta segurança. Em caso de dúvida, solicite acompanhamento de engenheiros especializados. Na AÇOESPECIAL você poderá ter acesso a uma equipe de engenheiros e professores mestrados em metalurgia que trabalham com aços, da categoria de aço p20, para moldes, há mais de quatro décadas. Durma tranquilo, venha se informar com uma equipe reconhecida internacionalmente.

Em caso de dúvida, não perca tempo, consulte o Departamento de Engenharia da Açoespecial para que possamos ajudar em sua compreensão.

No intuito de complementar seu conhecimento sugerimos, também, consultar os artigos em nosso site:

Tabela de equivalência e resistência mecânica de materiais para moldes