AÇOESPECIAL - O melhor do aço mundial ao seu alcance

O melhor do aço mundial ao seu alcance

Distribuidor de AISI P20

Gostou? compartilhe!

Conheça o melhor Distribuidor de AISI P20 de São Paulo

Está precisando de Aço P20 para seus moldes? A Aço Especial pode te ajudar. Referência nacional como Distribuidor de AISI P20, a empresa tem mais de 36 anos de atuação no mercado e conta com um grupo de engenheiros altamente qualificado para o desenvolvimento de produtos cm mais de 45 anos de experiência na área.

Sediada em São Paulo, no bairro da Barra Funda, o Distribuidor de AISI P20 é o único, neste ramo de atividade, que possui testes de dureza e ultrassom em seu controle de qualidade, realizados peça a peça e não apenas nos blocos testados pela usina fornecedora. Especificamente no caso do aço aisiP20 este controle se faz imperativo dada a finalidade ( molde para plástico) e o material vir previamente tratado e controlado, segundo norma ASTM A 370 (no caso da dureza) para garantir a resistência necessária ao trabalho que se destina, protegendo o molde contra uma grande parte dos eventos que levem aos amassamentos de cantos de fechamento da matriz, que costumam ocasionar rebarbas nas peças plásticas, reduzindo seu valor. Apesar de tudo isto, junta-se a necessidade de acabamento, que é assegurada por um ultrassom mais especificamente feito, do que uma norma bem genérica e utilizada por usinas, como o caso da norma ASTM A 380 ( no caso do ultrassom) onde ecos de falhas até 4mm2 de área equivalente(curva AVG 4) são admitidos, com um determinado espaçamento, supondo-se que , ou o defeito não aflorará em um bloco grande, dada a probabilidade, ou trata-se de apenas um eco de segregação colocando, desta forma, em risco o trabalho todo na fase final de acabamento do molde.

O objetivo deste Distribuidor de AISI P20 é atender a todas as especificações dos clientes e fornecedores, sendo assim a primeira referência do setor de distribuidor de aços para moldes.

O AISI (American Iron and Steel Institute) é um sistema americano para classificação de aços e normatização da composição química. É permitido fazer combinações diferentes, a fim de atender funções específicas e linhas de montagem próprias, desde que não se fuja da referência de propriedades apresentada pela combinação de liga denominada AÇO AISI P20, normatizado pela ASTM A 681 e o conjunto de testes de duas propriedades que são normatizadas pela ASTM A 370.

Veja mais detalhes em: AÇO AISI P20

O Distribuidor de AISI P20 é composto por um grupo de funcionários dedicado e competente, para distribuir este produto e um corpo técnico reconhecido internacionalmente.

Qual a vantagem de comprar no Distribuidor de AISI P20? Veja abaixo

  • Aço fornecido já beneficiado na dureza de utilização, com controle podendo ser feito peça a peça dependendo da aplicação e norma a serem definidos pela nossa engenharia.
  • Dureza razoavelmente uniforme, aços com a maior isotropia média dentre os concorrentes do mercado.
  • Boa usinabilidade apesar de já beneficiado ( com ligas desenvolvidas pelo próprio Distribuidor de AISI P20).
  • Muito boa polibilidade, garantida pela utilização de aparelhos de ultrassom de última geração (PHASED ARRAY).
  • Indicado para textura ou cromagem; principalmente quando se tratar da modalidade WNr 1. 2738 equivalente ao aço AISI P2)+ Ni.
  • Ótima resposta à nitretação, consulte nossa engenharia e receba até com outras durezas de fornecimento.
  • Razoável facilidade de reparo ou solda; deendendo da sua escolha de liga a solda pode ser quase imperceptível.
  • Razoável aceitação de tratamentos superficiais (coberturas) sem perda da dureza original. Também potencializadas, na aparência, por um ultrassom de ultima geração.

Vamos falar um pouco mais sobre este aço aisi p20:

Dentro da série de aço P20, e suas variações, a liga que contém teores de 0,35 a 0,42% de Carbono e 1,8% médio de Cromo e 0,30%de Mo é considerada a mais antiga, de boa estabilidade estrutural (não ótima) e idealizada especialmente para a construção de moldes que precisem de Razoável Homogeneidade da dureza em toda a espessura que , neste aço, pode chegar a 600 mm com apenas razoável isotropia. No aço AISI P20 original, é mais seguro quando se desejar uma estrutura homogênea, no núcleo, é não ultrapassar a espessura de 300 mm, uma vez que esta variedade de liga não possui Níquel, o que pode comprometer a isotropia no tratamento de beneficiamento, ou têmpera.

Como todos (ou suas variações com garantia mínima de propriedades) os aços da família de aço P20 o Aço AISI P20 é indicado para moldes para injeção de plásticos de pequeno e até médio porte, moldes sob a ação de tensões de compressão e moldes de injeção para ligas leves não ferrosas, de estanho, zinco e chumbo. Quando utilizado em moldes de grande ou médio porte há que se avaliar a possibilidade de oscilação de dureza em direção ao núcleo do bloco. Também se presta, com uma boa relação de custo benefício, à confecção de coquilhas para fundição de alumínio.

Composição normatizada:

Tabela Composição Química do Aço AISI P20

Material C Mn Si Cr Mo
AISI P20 Segundo
ASTMA 681
0,28/0,40 0,60/1,0 0,20/0,80 1,4/2,0 0,30/0,55

Como se pode ver, na norma ASTM A681, entende-se por P20, um aço dentro da composição química acima e previamente beneficiado, ou seja, já temperado e revenido para uma dureza entre 270 e 321 HB. Esta faixa de dureza é definida ou escolhida, normalmente pelo usuário ou ainda pode ser definida preferencialmente pelo Distribuidor de AISI P20 e é normatizada pela norma ASTM A 370 quanto à sua forma de leitura.

Você quer saber sobre o tratamento térmico do aço aisi P20? Veja:

Quando foi inventado, o aço aisi p20 foi desenvolvido para se ter um aço que se conseguisse usinar com o equipamento disponível à época. Por isto, e por questões de custo procurou-se um material com:

  • Baixa liga dentre os aços ferramenta e construção mecânica da época, desde que atingisse a um mínimo de propriedades reunidas.
  • Esta liga deveria ser boa condutora de calor.
  • Fácil de usinar, em uma dureza situada entre 270 e 320 HB.
  • Deveria atingir a mesma dureza da superfície em peças com espessura maior do que 300 mm até 600mm, pois o plástico começava a ser usado para substituir peças de madeira de médio porte.

Para reunir isto TUDO em uma só liga optou-se por um material desenvolvido à partir de um aço SAE 4135, já beneficiado (nome normalmente usado à época para materiais que apresentassem estrutura bainitica como constituinte mais presente, na peça, após tratada, no caso: no bloco original) ou pré temperado e revenido para o intervalo de dureza em questão. Por este motivo recomenda-se que o aço AISI p20 nunca seja tratado após usinagem, quanto o tratamento requerido for a têmpera. Simples explicar: por tratar-se de material de relativamente baixa liga, para se distribuir ou homogeneizar a dureza na peça normalmente se lança mão de resfriamento em óleo, o que neste tipo de liga ainda provoca:

  • Possibilidade de trincas de tratamento térmico.
  • Deformação excessiva principalmente em regiões de transições de massa brusca.
  • Ovalização excessiva de furos e finalmente e muito comum:
  • Empenamentos excessivos.

Por este motivo, muitos tratadores exigem um documento de ausência de responsabilidade ao tratar este material.

Sendo assim, e tendo em vista que o material foi projetado para ser utilizado na forma que é fornecido, sugere-se que em caso de necessidade e maior dureza (ou resistência mecânica) opte-se por uma das saídas:

Receber o bloco já tratado, pelo Distribuidor de AISI P20, para a dureza especificada pelo projeto e usina-lo desta maneira, ou utilizar outro aço

Em qualquer caso, fale com a nossa engenharia que será muito bem aconselhado, pois a equipe conta com pessoas com mais de 45 anos na área e trabalhando em desenvolvimento de materiais.

Em caso de você não ter outra saída que, não seja, correr o risco de efetuar a tempera e revenimento de um aço aisip20, após usinagem da cavidade, sugerimos contatar nossa engenharia e forneceremos orientação.

MAS VOCÊ PODE NITRETAR!

Caso o seu desejo é ter maior resistência ao desgaste, você pode submeter o aço AISI P20 à tratamentos termoquímicos, como por exemplo: cementação ou nitretação. O aço P20 é especialmente destinado à fabricação de moldes de injeção de plástico e matrizes para a fundição sob pressão de ligas leves e muitas vezes para se aumentar a vida se lança mão destes tratamentos, principalmente com a intenção de evitar riscos( mais no caso da nitretação, pois a cementação é pouco usada em virtude do grau de deformação).

O tratamento térmico de Nitretação não diminui a resistência mecânica do núcleo da matriz, por possuir uma camada muito fina na superfície da peça (da ordem de centésimos de mm, exceto no caso de nitretação à base de amônia que, por possuir uma camada branca maior, tem vantagens e desvantagens) ao mesmo tempo que aumenta muito a resistência à riscos na superfície, isto tudo praticamente sem nenhuma deformação desde que alguns cuidados sejam tomados.( como por exemplo um alívio de tensões de usinagem antes da retífica). Processo muito utilizado também em matrizes para polímeros onde serão aditivados com partículas abrasivas onde a superfície do molde possa ser danificada. Caso dos “plásticos reforçados”.

Gráfico TTT
Gráfico TTT.
Gráfico de Revenimento
Gráfico de Revenimento.

Vamos falar um pouco mais sobre controle:

Somente a Açoespecial realiza ensaios mecânicos nas peças que está fornecendo aos seus clientes aferindo maior confiabilidade ao seu produto, não se prendendo somente ao certificado de análise da usina.

Realizamos, nas peças de nossos clientes os ensaios de Ultrassom e de dureza Brinell, com equipamentos e equipes próprias.

Ultrassom de última geração (PHASED ARRAY)
Ultrassom de última geração (PHASED ARRAY) com captação de imagem do defeito.
Ultrassom (PHASED ARRAY)
Ultrassom (PHASED ARRAY).

Realizamos o Ensaio de Dureza Brinell, pois em todos materiais da série P20, como os nossos aços aço HPM40 super HH®, os materiais da família Superplast (SP300 e SP400), uma de suas características microestruturais é de ser composta por mix de combinações, como martensita revenida, traços de bainita, etc...

Logo, durômetros portáteis, mesmo com uma excelente preparação da superfície que será analisada, podem gerar desvios de leitura por conta de sua sensibilidade; normalmente tais equipamentos nos darão uma ideia da faixa de dureza que o material se encontra, porém sempre há algum desvio, nesta faixa de dureza intermediária, principalmente porque normalmente os equipamentos vão calibrados e estão com as pontas para ensaios em HRc e não com a ponta para ensaio em HB.

Não deixe de conhecer e se informar com nossa equipe de engenheiros. Com experiência de mais de 45 anos na área de distribuição de aço aisi P20, com certeza, podemos ajudar.

Para você que procura por um distribuidor de aço aisi p20, nós podemos te auxiliar. Com base na cidade de São Paulo, a Açoespecial é uma empresa focada na distribuição de aços para moldes em São Paulo que, atuando como Distribuidor além de aços para moldes, também de aços para construção mecânica principalmente para moldes, peças esquadrejadas e porta moldes com mais de 20 aços diferentes par escolha do cliente e não apenas aço SAE 1045 ou aço P20. Nossa empresa se orgulha de ser o primeiro CENTRO DE EXCELENCIA EM AÇOS PARA MOLDES do Brasil. Nossa meta nestes aços para moldes em São Paulo é sempre oferecer o melhor trabalho, fornecendo atendimento especializado para cada produto de nossa linha com a melhor assistência técnica e pós-venda.

Linha Superplast

O Distribuidor de AISI P20 Aço Especial trabalha com uma linha alternativa de aço P20, a Superplast. A Família Superplast, como é conhecida, é exclusiva da Aço Especial e desenvolvida para não agredir o meio ambiente. Tem produtos de qualidade elevada e alta durabilidade.

Veja mais detalhes em: Família Superplast

Além de atuar como Distribuidor de AISI P20, a empresa tem uma vasta lista de produtos e presta os serviços de: Porta Molde montado, Porta molde personalizado, Porta molde especial, Corte com Serra de Fita, Corte de Aços Especiais, Distribuidora de Aços para Moldes e tantos outros.

Entre em contato e compre já!

Ficou interessado(a) nos serviços do Distribuidor de AISI P20? Entre em contato agora mesmo com os atendentes da Aço Especial e saiba mais informações sobre preço, formas de pagamento e outros. Ligue para o número (11) 3392-6700, preencha o formulário online ou mande e-mail para sac@acoespecial.com.br.

Não deixe passar a oportunidade de comprar AISI P20 no seu distribuidor em SP, uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e bem estar de seus funcionários e clientes. Compre agora mesmo na AçoEspecial.

E muito mais, as linhas de: Aço para Moldes, Aço para Ferramenta, aço com melhor troca térmica, Aço para Moldes de Alta Dureza, Aço para Moldes Plásticos, contém aços exclusivos e da mais alta categoria e qualidade. Veja outros produtos.

E tem mais. Veja outros aços:

AGORA TAMBÉM:

AGORA TAMBÉM: NOVOS LANÇAMENTOS PARA MOLDES OS AÇOS COM SUAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS.

Todos estes produtos também podem ser adquiridos, esquadrejados, fresados ou esquadrejados Blanchados (retificados em maquina tipo Blanchard) ou esquadrejados retificados em retifica plana.

Solicite acompanhamento técnico. Não siga sozinho, venha com a AÇOESPECIAL. Aumente muito a sua produtividade do molde.

Consulte agora mesmo com o Distribuidor de aço AISI P20 Aço Especial.

Regiões onde a AÇOESPECIAL atende Distribuidor de AISI P20:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Atendemos todo o Brasil e o Mercosul