AÇOESPECIAL - O melhor do aço mundial ao seu alcance

O melhor do aço mundial ao seu alcance

Aço P20

Gostou? compartilhe!

O que é o Aço P20? Qual sua finalidade?

O aço P20 é um aço ferramenta de baixa liga, com boa usinabilidade e fornecido na condição beneficiado. O aço P20 apresenta alta polibilidade, sendo possível obter-se superfícies espelhadas, o que o torna apropriado para a fabricação de moldes de injeção de plásticos.

Inventado na primeira metade do século passado, nos EUA o aço P20 possui hoje inúmeras modalidades ou variações de ligas que levam em conta as propriedades básicas do primeiro material desenvolvido, sempre criadas, por cada fabricante, com a intenção de melhorar determinadas propriedades, uma vez que, melhorar significativamente e simultaneamente todas as propriedades, envolve paradoxos metalúrgicos difíceis de serem superados.

O primeiro aço P20 desenvolvido na historia era um aço da categoria SAE4135, também conhecido na época como WNr. 1.2330, com dureza média de 285 HB onde sua faixa de dureza ficava entre 269 e 297HB. Nesta época, ainda não existiam as ferramentas de material cerâmico e com cobertura que vieram facilitar muito a usinagem. Mais tarde começou-se a procurar por aços com mais resistência e aumentou-se a faixa para 269 a 311HB. Hoje em dia é normal falar-se em 280/320 HB.

Tabela Composição Química do aço P20
Tabela Composição Química do aço P20
Composição primitiva  do inicio do século passado
Composição primitiva do inicio do século passado
WNr 1.2330
WNr 1.2330
WNr 1.2311
WNr 1.2311
WNr 1.2312
WNr 1.2312
WNr 1.2738
WNr 1.2738

Estas composições químicas são as normatizadas. Entretanto cada fornecedor utiliza variações em torno da norma com o objetivo de melhorara as propriedades do aço em alguma direção. Verifique atentamente a sua aplicação em face de cada modificação para a tomada de decisão.

Vamos falar um pouco sobre como se comportam as características deste aço P20 conforme suas nuances de liga:

As características de um aço da categoria aço P20 podem variar para mais ou para menos, dependendo da variação dos seus elementos de liga. Muitas usinas produzem variações, onde mudam a adição dos elementos da liga básica, da categoria P20 que é normatizada pela norma americana AISI, onde este material nasceu na primeira para a segunda metade do século passado.

Note-se que os aços que CONTINUEM possuindo TODOS os elementos da liga básica, com adição de elementos suplementares, ou ainda, que complementem metalurgicamente possíveis reduções( são os casos de alguns microligantes modernos) são chamados: aços da categoria P20 “modificados”. Pois eles mantêm as características básicas da categoria de aços p20.

Entretanto, os aços que SUPRIMEM algum elemento da liga básica do aço AISI P20 não podem ser chamados de aços P20 modificado, pois na grande maioria das vezes são apenas aços ao carbono ligados de forma leviana, sem fundamento metalúrgico ou embasamento científico, só objetivando o custo final, sem levar em conta que as CARACTERÍSTICAS do material têm que se manter em um mínimo, que é exatamente limitado pelo limite inferior da participação daquele elemento químico na composição do material. Só para exemplificar, o caso mais comum é a ausência do Molibdênio. A Função do Molibdênio é formar, na presença de carbono, carbonetos complexos( como o Cromo por exemplo) mas de outra natureza onde elevam a temperabilidade aumentando consequentemente o nível de dureza. Ainda aumenta a resistência à perda de dureza quando se trabalha a quente e muda a temperatura de revenimento. Suas adições são normalmente pequenas, aumentando à medida que aumenta a temperatura de trabalho.

Já a principal função no Níquel nas características do aço P20 é modificar o ponto do eutetóide e “distribuir” melhor, este nível de dureza, pela seção da barra ou bloco. Ao se suprimir um destes elementos, substituindo pelo aumento do outro, não se está transmitindo ao novo produto ou “aço” as mesmas características do aço P20 Original ou P20 Standard.( segundo Norma = aço AISIP20).

Note-se que a liga original P20 não possui Níquel e ele, quando adicionado( caso dos aços DIN WNr1.2738) tem a função de aumentar a distribuição de dureza e uniformizar a estrutura(Isotropia). Neste caso, o aço passa a ter a denominação de P20 Mod ou ainda P20 + Ni. (Note que o Níquel e o Molibdênio, nos últimos 10 anos têm sido elementos caros, portanto sua redução sugere economia. Nem sempre recomendável). Entretanto ao se retirar, por exemplo o Mo e substituir por Ni, o que acontece é que o novo aço seria um aço FORA da categoria de aços P20, pois as suas características serão muito diferentes nos quesitos: Polimento ( velocidade e aptidão) distribuição de dureza, nível de dureza( que é outra coisa) carbono equivalente (soldabilidade e aptidão a trincas) e condutividade térmica . Tudo isto acontece ao aproximar o resultado ao de um aço ao carbono com residuais altos de liga. Porém, ao se projetar um molde com um aço P20 não se imagina que se vai substitui-lo por um“aço carbono ligado”. Não seria conveniente.

Principais características de uma aço da categoria AISI P20 ( esta liga original é mais parecida com o DIN WNr 1.2311- Aço alemão, desta categoria, que não possui Ni).

  • Aço fornecido já beneficiado na dureza de utilização
  • Dureza razoavelmente uniforme.( melhorando nos casos dos aços P20 + Ni da categoria DIN WNr 1.2738)
  • Boa usinabilidade apesar de já beneficiado. (melhorando nos aços tratados especialmente em aciaria durante a fusão e com técnicas mais modernas de fundição)
  • Muito boa polibilidade.
  • Indicado para textura ou cromagem.(Ambas só atingem seu nível máximo nos aços P20 +Ni da categoria DIN WNr 1.2738).
  • Ótima resposta à nitretação. (sem perda da dureza original)
  • Razoável facilidade de reparo ou solda.
  • Razoável aceitação de tratamentos superficiais( coberturas) sem perda da dureza original.

Siderurgia/ aço p20 – Características:

Os moldes utilizados na conformação de plásticos são essenciais nessa área industrial, sendo normalmente de razoável complexidade, para proporcionar características adequadas ao produto e elevada velocidade de produção. Os aços geralmente utilizados em moldes para plásticos, apesar de muitas vezes pouco ligados, possuem propriedades ou características de limpeza microestrutural e de processamento que os diferenciam dos outros aços convencionais e ao carbono.

Dentre todos os materiais utilizados em moldes, os aços que mais se destacam, por suas características( aço P20) são aqueles com dureza de entre 30 e 32 HRC. Compreendem os moldes mais comuns, destinados a peças não óticas e a processos que não afetam a vida do molde. Tipicamente, nestas aplicações, são utilizados aços do tipo P20 , com dureza de 30 a 32 HRC. Principalmente os aços com adição de Niquel(Aço P20 +Ni ou DIN WNr 1.2738) que possuem melhor resposta à texturização. Nestes, a fabricação do molde corresponde ao aspecto mais importante em termos de custo e tempo, e pelo fato de possuírem vida útil e acabamento muito elevados (em muitos casos superior a 10 anos). Os pontos principais das características correspondem ao binômio usinabilidade e polibilidade junto à resposta à texturização.

-Nota: Nesta faixa de dureza, como o mix de estruturas presentes é grande, a utilização de uma medição de dureza que faça uma média de uma região é recomendada, como é o caso da dureza Brinell. Pode-se usar o durômetro Rokwell C porém com uma probabilidade de desvio muito maior devido a este mix.

Foto Ilustrativa do Ensaio de Dureza Brinell (HB)
Foto Ilustrativa do Ensaio de Dureza Brinell (HB)

A Açoespecial possui vários tipos de aço P20, desenvolvidos pela própria Açoespecial e por fornecedores de nome como a Industeel empresa do maior grupo siderúrgico privado do mundo, o grupo Arcellor Mittal. Os aços da linha de aço P20 que colocamos à sua disposição são:

Os aços Aço 2738 HPM40® e Aço 2738 HPM45® são também considerados como da classe de aço P20 HH. Como eles, existe o aço 2711 que também se enquadra nesta categoria de açop20 HH. Mas na realidade ele é um aço que possui maior dificuldade de solda, usinabilidade muito ruim e menor condutividade térmica o que coloca em cheque esta visão de compará-lo a um aço P20 da serie HH.

Este é um exemplo de aço já sendo substituído por ligas mais modernas como o Aço 2738 HPM40® e o SP400, que são novas versões ou nova liga com propriedades melhoradas em relação a qualquer aço 2711.

SP 400

VOCÊ PODE NITRETAR!

Caso o seu desejo é ter maior resistência ao desgaste, você pode submeter o aço P20 à tratamentos termoquímicos tipo cementação ou nitretação. O aço P20 é especialmente destinado à fabricação de moldes de injeção de plástico e matrizes para a fundição sob pressão de ligas leves.

O tratamento térmico de Nitretação não diminui a resistência mecânica do núcleo da matriz, ao mesmo tempo que aumenta muito a resistência à riscos na superfície, isto tudo praticamente sem nenhuma deformação desde que alguns cuidados sejam tomados. Processo muito utilizado também em matrizes para polímeros onde serão aditivados com partículas abrasivas onde a superfície do molde possa ser danificada.

Gráfico TTT
Gráfico TTT
Gráfico de Revenimento
Gráfico de Revenimento

Se você quer encontrar aço P20 no mercado, você está no lugar certo, já que a Açoespecial é uma empresa que fica em São Paulo, que fornece o material e ainda realiza um serviço com total assistência técnica e pós venda. Venha conhecê-la!

Precisando de aço P20? A Açoespecial é a solução!

Atuante no mercado há 33 anos, a Açoespecial é uma empresa que fornece aço P20 e outros aços especiais para diversas Ferramentarias brasileiras. Para os clientes que desejam adquirir o aço P20 através da Açoespecial, é preciso ter em mente que, aqui, você terá seu caso tratado de maneira personalizada, além de ter a certeza de que seu aço P20 estará em suas mãos dentro de um prazo compatível de entrega. Para nós: cada caso é um caso!

A AÇOESPECIAL se consolidou no mercado após tornar-se o maior distribuidor do Brasil de peças de médio e pequeno porte dos aços na categoria do aço P20 para moldes. Esta categoria de aço P20 possui muitas variações de faixa de dureza e consequente resistência mecânica, que são oferecidas no mercado.

A Açoespecial possui praticamente todas as variações de aço P20 e ainda conta com produtos exclusivos de sua própria fabricação ou com exclusividade na distribuição de marcas famosas. Estes aços são muito procurados na forma esquadrejada e normalmente utilizados em conjunto com o aço1045 ecofast, aço SAE 1045 ou aço Protomolde na estrutura do portamolde.

Foto ilustrativa de portamolde
Foto ilustrativa de portamolde
Aço Protomolde
Aço Protomolde
Aço Ecofast
Aço Ecofast

Se você pensa que todo aço P20 é igual!!!! Você está muito mal informado. Atualize-se, venha conversar conosco e receba uma total assistência técnica da melhor equipe do setor siderúrgico de moldes.

Para que nosso trabalho dê certo, contamos com a ajuda de consultores especializados em realizar um serviço de qualidade, além de oferecer aço P20 de alta resistência e usinabilidade, totalmente personalizados ou com a liga voltada para a sua empresa ou aplicação

Para saber mais sobre o aço P20, entre em contato conosco ou faça uma cotação. Teremos um enorme prazer em te ajudar!

Equipe especializada

Além do ensaio de Dureza, a Açoespecial é a única empresa do mercado que realiza na sua peça cortada o ensaio de Ultrasom, visando evitar que problemas internos como poros ou trincas pre existentes na matéria prima cheguem ao seu molde, defeitos esses muitas vezes somente visualizados na parte do acabamento da ferramenta. Na Açoespecial você compra além do material a sua segurança.

Fotos Ilustrativas do Ensaio de Ultrassom
Foto Ilustrativa do Ensaio de Ultrassom

A Açoespecial, para oferecer produtos da série de aço P20 de qualidade, trabalha com uma equipe técnica de Engenheiros especializados e treinados, que garantem o melhor pós venda do mercado siderúrgico de aços para moldes. Nosso corpo técnico é reconhecido internacionalmente.

A Açoespecial conta com profissionais graduados em engenharia Mecânica, eng. Metalurgia e Engenharia de Materiais com cursos de pós-graduação e Mestrado. Isto tudo, traz até você o Aço Ecoplast®, aço SP300, aço SP400, e os aços da categoria açoP20 com a melhor usinabilidade combinada à resistência mecânica, do mercado.

Kit portamold ESQUADRIMOLD
Kit portamold ESQUADRIMOLD
Placas esquadrejadas com furos da coluna
Placas esquadrejadas com furos da coluna (Imagem ilustrativa)

Além de trabalharmos com aço P20, nós da Açoespecial fornecemos outros produtos, bem como:

Solicite uma consultoria metalúrgica grátis no projeto do seu molde, sua ferramenta, seu componente ou seu dispositivo.

Regiões onde a AÇOESPECIAL atende Aço P20:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe