Aço P20 em SP

Gostou? compartilhe!

O melhor Aço P20 em SP você encontra na Açoespecial

O Aço P20 é o tipo de aço mais utilizado para a confecção de moldes de injeção de plásticos em geral. Possui alta polibilidade, responde razoavelmente à texturização, tem boa usinabilidade e excelentes propriedades mecânicas. Suas características podem mudar de acordo com as variações dos elementos de liga. Descoberto na primeira para a segunda metade do século XX sua fabricação é normatizada pela instituição americana AISI.

Esse tipo de aço é especialmente destinado à fabricação de moldes de injeção de plástico, dos mais variados tipos, mas de baixa ou média abrasividade, matrizes para a fundição sob pressão de ligas leves e moldes para formação por sopro. O Aço P20 em SP tem dureza razoavelmente uniforme, ótima resposta a nitretação, razoável facilidade de reparo ou solda, aceitação de tratamentos superficiais e é indicado para alguns níveis de textura ou cromagem.

A AçoEspecial é especialista na distribuição e corte de aços para moldes, sendo o maior centro de excelência do Brasil especializado na distribuição de peças de pequeno e médio porte dos aços da categoria de aço P20. Sediada há 35 anos na Barra Funda, a empresa oferece o melhor Aço P20 em SP. Procure por um de nossos consultores e descubra o melhor tipo de Aço P20 em SP dentre as mais de 17 variações de liga que possuímos como opções para esta liga de aço P20, normatizada pela norma AISI .

Fundada em 1983, a AçoEspecial possui instalações modernas para atender o mercado de pequenas, médias e grandes peças na linha de aços para moldes sendo principalmente nas linhas de aço P20 para os moldes de plastico e aço 1045 para as bases destes moldes. Também faz parte de sua linha de produtos os já respeitados porta moldes AÇOESPECIAL com opções de aços tanto para as placas P1 e P2( mais de 20 opções, dentre elas, mais de 15 opções de aço p20) e também opções para as placas suporte e demais placas componentes, aumentando a rigidez do sistema do portamolde em relação aos seus concorrentes sem que você necessariamente pague muito mais por isto. O nosso porta molde é artesanal e personalizado custando muito parecido com o portamolde padronizado que não tem a mesma qualidade e nem a mesma performance dos seus aços componentes. Ou seja, você não se adapta ao portamolde mas ele se adapta a você e seu processo. O quadro de Engenheiros, assim como todo o grupo de funcionários, especializado em Aço P20 em SP tem capacitação de mais de 45 anos.

A fim de proporcionar aços com alta qualidade, a empresa disponibiliza ensaios rigorosos de dureza e ultrassom nas peças de Aço P20 em SP e demais aços, para dessa forma, garantir forma e resistência mecânica maior do que o padrão de mercado. Vale ressaltar ainda um sem número de propriedades adicionais que as ligas variantes do Aço P20 em SP que a açoespecial possui, a maioria delas com exclusividade. Você pode escolher se deseja um Aço P20 em SP melhor para usinar, ou um Aço P20 em SP melhor para soldar, ou ainda um aço P20 melhor em troca térmica. Pode ainda escolher um Aço P20 em SP que possua algumas destas propriedades juntas ou algumas de forma alternada. Não deixe de contatar a aço especial quando o assunto for aço P20.

A AçoEspecial trabalha com os seguintes produtos: porta molde, aço inoxidável, família superplast, aço construção mecânica, aços para moldes plásticos, aços convencionais, aços especiais, aço ferramenta a quente/frio. Também presta os serviços de: corte com serra à frio, aço esquartejado e corte de aços especiais.

Compre já o seu Aço P20 em SP!

Ficou interessado (a) no Aço P20 em SP fornecido pela AçoEspecial? Entre em contato agora mesmo com a empresa e tenha mais informações. Ligue (11) 3392-6700, preencha o formulário online disponível no site ou mande e-mail para sac@acoespecial.com.br. Em caso de visitas, a sede da AçoEspecial fica localizada na Rua do Bosque, número 1729.

Compre já o seu Aço P20 em SP e tenha qualidade elevada em seus moldes.

Vamos falar um pouco mais sobre esta liga de Aço P20 em SP:

Dentro da série de aço P20, e suas variações, a liga que contém teores de 0,35 a 0,42% de Carbono e 1,8% médio de Cromo e 0,30%de Mo é considerada a mais antiga, de boa estabilidade e especialmente projetada para moldes que precisam de Razoável Homogeneidade da dureza em toda a espessura, que pode chegar a 600 mm (no caso específico desta liga) com apenas razoável isotropia.

No aço AISI P20 original, o mais seguro, para uma estrutura homogênea no núcleo, é não ultrapassar a espessura de 300 mm, uma vez que esta modalidade não possui Níquel.

O Aço P20 em SP costuma ser de fácil usinagem e ter baixo custo de manutenção desde que seja fabricado e receba tratamento térmico por métodos de controle apurados. Sua isotropia é razoável, nesta categoria de materiais conhecida como aço P20. Sua composição química, elaborada primariamente na série de aços P20 nos EUA, especificada dentro da norma ASTM A 681, foi aperfeiçoada e desenvolvida para a adição do Ni pela siderurgia alemã dando origem à variante denominada P20 + Ni ou WNr 1. 2738. Portanto, pode-se dizer que o aço WNr 1.2738 é uma variação Alemã para um aço Americano (AISI P 20). Estas adições variam de fornecedor para fornecedor ou fabricante para fabricante. O resultado, principalmente na texturização e na obtenção (e facilidade) de polimento, será proporcional à presença do níquel que normalmente atinge sua performance máxima em 1% de presença na liga. Acima disto a relação custo/ benefício não tem se justificado. Acrescente-se que, apesar do aço WNr 1.2738 possuir mais liga (+ 0,7 a 1,1 % de Ni, dentre os mais diversos fabricantes) se receber o tratamento térmico adequado ele costuma ser muito melhor de usinar do que os aços da série comum AISI P20 ou WNr 1.2311 que são modalidades de aços sem Ni. Isto se deve à melhor isotropia que a liga oferece. Lembrar, sempre, que isto variará conforme a espessura da placa. Na dúvida, consulte nossa engenharia.

Além disso, o Aço P20 em SP tem boa resistência ao impacto e composição química balanceada, assegurando uma alta polibilidade (polimento relativamente rápido, com resultado melhor na peça injetada em relação a outros aços para moldes que contenham menor liga). Também possui apenas razoável desempenho quando da necessidade de texturização, perdendo, como já dissemos, em resultado para o Wnr.1.2738 ou AISI P20 + Ni. Esta perda ocorre tanto no nível de aptidão ao recebimento de textura como na rapidez de obtenção de polimento. Note-se, também, que o aço 1.2738 também leva vantagem no acabamento final (nível de polimento obtível).

Dentre os aços da família de aço AISI P20 o Aço P20 em SP é indicado para moldes para injeção de plásticos, de pequeno e até médio porte, moldes sob a ação de tensões de compressão e moldes de injeção para ligas leves não ferrosas, de estanho, zinco e chumbo. Muito usado também em machos que tenham espessura inferior a 600 mm para garantia de resistência razoavelmente uniforme. Também se aplica, com uma boa relação de custo benefício, à confecção de coquilhas para fundição de alumínio.

Tabela Composição Química do Aço AISI P20

Material C Mn Si Cr Mo
AISI P20 Segundo ASTMA 681 0,28/0,40 0,60/1,0 0,20/0,80 1,4/2,0 0,30/0,55 (%)

A composição química do aço AISI P20 em sp o diferencia das demais modalidades ou variantes do aço P20 pela presença média maior de Mo e uma flexibilidade maior, nos teores de C, Cr e Si permitindo que cada empresa aposte na sua modalidade específica, dentro desta categoria, ora pelo simples estreitamento da faixa ora por pequenas alterações para mais, ou para menos, normalmente de um, ou dois elementos. Outras empresas (como a Açoespecial) utilizam pesquisas e mesmo desenvolvimentos empíricos (no nosso caso, sempre com adição de microligantes, para compensar perdas em variações de ligas e, ou, turbinar outras propriedades) utilizando pequenas variações, fora desta composição básica, enfatizando determinadas propriedades em detrimento de outras ou “turbinando” o maior número, possível, delas. De qualquer forma, estas ligas com variações “aproximadas” são denominadas “semelhantes” (≈) ao AISI P20, quando não fugirem da liga básica de forma radical (não omitindo elementos ou compensando, realmente, sua falta) e se prestarem às mesmas, ou muito aproximadamente, às mesmas aplicações e embutirem uma relação parecida de custo/benefício. Fora disto, o material não deverá receber a denominação de “semelhante” ao Aço P20 em SP porque entrará em confronto com a Norma, levando o projetista ou usuário final a utilizar um material “diferente” do recomendado no projeto.

Como se pode ver, na norma ASTM A681, entende-se por P20, um aço dentro da composição química acima e previamente beneficiado, ou seja, já temperado e revenido para uma dureza entre 270 e 302 HB, podendo chegar a 321 HB.

Vamos falar um pouco sobre como se comportam as características deste aço P20 conforme suas nuances de liga:

As características de um aço da categoria aço P20 podem variar para mais ou para menos, dependendo da variação dos seus elementos de liga. Muitas usinas produzem variações, onde, como já dissemos, alteram a adição dos elementos da liga básica, da categoria P20 que é normatizada pela norma americana AISI, onde este material nasceu na primeira para a segunda metade do século passado.

Note-se que os aços que CONTINUEM possuindo TODOS os elementos da liga básica, com adição de elementos suplementares, ou ainda, que complementem metalurgicamente possíveis reduções (são os casos de alguns microligantes modernos) são chamados: aços da categoria P20 “modificados”. Pois eles mantêm as características básicas da categoria de aços p20.

Entretanto, os aços que SUPRIMEM algum elemento da liga básica do aço normatizado pela norma AISI P20 não podem ser chamados de aços P20 modificado pois, na grande maioria das vezes, são, apenas, aços ao carbono ligados de forma leviana, sem fundamento metalúrgico ou embasamento científico, só objetivando o custo final, sem levar em conta que as CARACTERÍSTICAS do material têm que se manter em um mínimo, que é, radicalmente, limitado pelo limite inferior da participação, daquele elemento químico, na composição do material.

Só para exemplificar, o caso mais comum é a ausência do Molibdênio. A Função do Molibdênio é formar, na presença de carbono, carbonetos complexos (como o Cromo, por exemplo) mas de outra natureza, onde elevam a temperabilidade aumentando, consequentemente, o nível de dureza. Ainda aumenta a resistência à perda de dureza quando se trabalha a quente e muda a temperatura de revenimento, o que já não acontece com o Cromo que atua, principalmente, na formação de carbonetos e está mais relacionado ao polimento, sendo em contrapartida um dos piores coadjuvantes na troca térmica do material, onde ele atua de forma inversamente proporcional à sua presença na liga. As adições do Mo são, normalmente pequenas, aumentando à medida que aumenta a temperatura de trabalho.

Já a principal função no Níquel, nas características do aço P20, é modificar o ponto do eutetóide e “distribuir” melhor, este nível de dureza, pela seção da barra ou bloco. Ao se suprimir um destes elementos, substituindo pelo aumento do outro, não se está transmitindo ao novo produto ou “aço” as mesmas características do aço P20 Original ou P20 Standard (segundo Norma = aço AISIP20).

Note-se que a liga original P20 não possui Níquel e ele, quando adicionado (caso dos aços DIN WNr 1.2738) tem a função de aumentar a distribuição de dureza e uniformizar a estrutura (Isotropia). Neste caso, o aço passa a ter a denominação de P20 Mod ou ainda P20 + Ni.

Vale ressaltar, aqui, que o Níquel e o Molibdênio, nos últimos 10 anos, têm sido elementos caros, portanto, sua redução tem a ver com economia, ou tentativa de barateamento da liga. Isso nem sempre é recomendável, uma vez que as propriedades têm que se manter, em um mínimo relativo. Entretanto ao se retirar, por exemplo, o Mo e substituir por Ni, o que acontece é que o novo aço seria um aço FORA da categoria de aços P20, pois as suas características serão muito diferentes nos quesitos: Polimento (velocidade e aptidão) distribuição de dureza, nível de dureza (que é outra coisa) carbono equivalente (soldabilidade e aptidão a trincas) e condutividade térmica.

Tudo isto acontece ao aproximar o resultado ao de um aço ao carbono com residuais altos de liga. Porém, ao se projetar um molde com um Aço P20 em SP não se imagina que se vai substitui-lo por um “aço carbono ligado”. Não seria conveniente. Se o projetista optasse por um aço ao carbono, ou suas variantes, ele não especificaria aço P20, pois ele costuma ser mais caro. As tentativas de baratear, a aplicação do aço P20, acabam sendo tentativas de “enganar” o usuário final que trazem resultados em perda, razoável, de produtividade e resultados de aparência do produto plástico final.

Principais características de um aço da categoria de Aço P20 em SP (esta liga original é mais parecida com o DIN WNr 1.2311- Aço alemão, desta categoria, que não possui Ni):

  • Aço fornecido já beneficiado na dureza de utilização (normalmente, entre 269 até 321 HB)
  • Dureza razoavelmente uniforme. (Melhorando nos casos dos aços P20 + Ni da categoria DIN WNr 1.2738)
  • Boa usinabilidade apesar de já beneficiado. (Melhorando nos aços tratados especialmente em aciaria durante a fusão e com técnicas mais modernas de fundição, bem como nos aços com adição de Ni como descrito anteriormente)
  • Muito boa polibilidade.
  • Indicado para textura ou cromagem. (Ambas só atingem seu nível máximo nos aços P20 +Ni da categoria DIN WNr 1.2738, como explicado acima).
  • Ótima resposta à nitretação. (Sem perda da dureza original)
  • Razoável facilidade de reparo ou solda.
  • Razoável aceitação de tratamentos superficiais (coberturas) sem perda da dureza original.

Os aços da linha de aço P20 que colocamos à sua disposição são:

Agora também os novos lançamentos:

Equipe especializada

Somente a Açoespecial realiza ensaios mecânicos nas peças que está fornecendo aos seus clientes aferindo maior confiabilidade ao seu produto, não se prendendo somente ao certificado de análise da usina.

Quando comprado, um bloco de uma Usina, todos os ensaios realizados visam suprir a necessidade do fornecimento de “um bloco”, na maioria das vezes de alguns metros de comprimento; logo, a sua tolerância em termos de variações de dureza e de integridade interna são realizadas com enfoque em um bloco, e normatizados desta maneira, não em um pedaço que será recortado e que gerará uma cavidade. Isto resultaria em um aumento de custo dos materiais pois, resultaria em um rejeito muito maior de materiais prontos e não apenas de pontos das barras.

Tendo isto em mente, ao fazermos tais ensaios, buscamos estreitar todos os parâmetros de liberação, pois focamos um molde e não um bloco com alguns metros de comprimento. Realizamos, nas peças de nossos clientes os ensaios de Ultrassom (vide foto abaixo) e de dureza Brinell, com equipamentos e equipes próprias. Isto faz com que nossa competitividade seja impar e consigamos oferecer produtos com qualidade destacada sem encarece-los significativamente.

Ultrassom de última geração
Ultrassom de última geração (PHASED ARRAY) com captação de imagem do defeito
Ultrassom de última geração
Ultrassom (PHASED ARRAY) que aumenta o acerto na identificação do defeito para quem tem experiência na área.

Além de trabalharmos com Aço P20 em SP, nós da Açoespecial também podemos oferecer outros produtos e serviços para seu projeto, bem como:

E muito mais, as linhas de: Aço para Moldes, Aço para Ferramenta, aço com melhor troca térmica, Aço para Moldes de Alta Dureza, Aço para Moldes Plásticos, contém aços exclusivos e da mais alta categoria e qualidade. Veja outros produtos

E tem mais. Veja outros aços:

AGORA TAMBÉM:

AGORA TAMBÉM: NOVOS LANÇAMENTOS PARA MOLDES OS AÇOS COM SUAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS TURBINADAS;

Todos estes aços também podem ser adquiridos, esquadrejados fresados ou esquadrejados blanchados ou esquadrejados retificados em retifica plana.

Solicite já a visita de um consultor. Não caminhe sozinho, ao necessitar de Aço P20 em SP venha com a AÇOESPECIAL. Turbine a sua produtividade do molde.

Regiões onde a AÇOESPECIAL atende Aço P20 em SP:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Atendemos todo o Brasil e o Mercosul