Aço Ecoplast(P20)

Gostou? compartilhe!

O que é Aço Ecoplast®(P20)? Qual sua finalidade?

O Aço Ecoplast®(P20) (®Registrado) é um aço Exclusivo da Açoespecial, elaborado a partir de moderno forno VD (desgaseificado à vácuo) com adições de microligantes. Sua composição química foi baseada no primeiro aço AISIP20 desenvolvido da primeira metade do século passado e suas características e propriedades foram melhoradas com a adição de microligantes modernos e metalurgia do século XXI. Sua composição química também teve como base e origem o aço DIN Wnr 1.2311. Seu desenvolvimento levou em conta os “pontos fracos” desta liga e se buscou melhora-los. Como se verá, a seguir, várias propriedades do aço ECOPLAST®(P20) superam os níveis dos aços concorrentes diretos. Além disto, seu preço costuma ser muito convidativo por ser muito baixo, normalmente ganhando de toda a linha de aço P20 sem, no entanto, perder em características, pelo contrário como falamos, costuma ganhar de seus semelhantes, principalmente, em propriedades como sua excelente usinabilidade e troca térmica inigualável nesta categoria de aços P20. Trata-se, realmente, de um aço do novo século. Diríamos: Um aço P20 do século XXI !!

O Aço ECOPLAST®(P20) possui até três faixas de dureza, a saber:

A primeira faixa vai de 269 a 311 HB. Veja suas principais características:

Entre os benefícios do Aço Ecoplast®(P20), estão a uniformidade de resistência mecânica, nesta faixa de dureza (ao invés dos 180HB médios que o SAE 1045 e os 220 HB max do SAE4140 que são usualmente comercializados no mercado mundial e utilizados na confecção de moldes que pequenas séries) com excelente usinabilidade, tudo isto devido ao controle e adição de microligantes, globulização de sulfetos, além de um tratamento térmico anisotérmico controlado e com Know How próprio. A aplicação do aço Ecoplast, nesta faixa de dureza, é focada na fabricação de moldes para borracha e para plástico. Moldes de baixa para média produção, onde o aço 1045 se mostra insuficiente, bem como moldes que necessitem de uma resistência superior a este aço SAE 1045 que costuma ser de 65kg/mm², pois a do Ecoplast®(P20) chega entre 94 a 112kgf/mm², em média (nesta faixa de dureza). É utilizado principalmente quando não se deseja desembolsar uma quantia muito maior por isto. Muito indicado, portanto, na substituição do aço 1045 principalmente na construção de moldes de Para barros. Nesta faixa de dureza, este aço, costuma ter um preço muito baixo, compensando a substituição de outros aços para construção mecânica normalmente utilizados, nestes casos para baratear custo, porém com a vantagem se de ser realmente, um “aço para moldes” com inúmeras propriedades para a função e consequentemente, turbinar a lucratividade. O aço Ecoplast®(p20) também substitui todos os aços da categoria AISI P20, sempre com vantagens de propriedades e mesmo em preço. Quando não é mais barato ( o que é comum) ele tem preço equivalente, porém com muito melhores propriedades do que o aço P20 normal e o aço 2311 que são seus concorrentes diretos.

O Aço Ecoplast®(P20) conta com temperabilidade melhorada em relação ao aço americano AISI P20 e também do seu concorrente alemão WNr.1.2311, por conta de balanceamento moderno de liga e adição de microligantes que garantem uma profundidade da dureza maior do que no material convencional. Este é o motivo deste aço ser produzido até 670 mm de espessura com total homogeneidade estrutural e consequentemente de resistência. O Aço Ecoplast®(P20) foi desenvolvido para ser temperado em blocos maciços sem furos ou diferenças de massa, portanto antes da usinagem. Em caso de necessidade de nova tempera fale com nossa engenharia.

A segunda faixa de dureza ( linha Ecoplast®(P20) ST) vai de 280 a 311 HB e suas principais características são:

Nesta faixa de dureza o Aço Ecoplast®(P20) mantém sua ótima usinabilidade e a uniformidade de resistência mecânica, tudo isto devido ao controle e adição de microligantes, tratamento de aciaria e a forma como é feito o seu tratamento térmico especial para turbinar a usinabilidade= ST( Special Treated). A aplicação do Aço Ecoplast®(P20) (ST)nesta segunda faixa de dureza é focada na fabricação de moldes para plástico, principalmente em machos para moldes, moldes de alta para média produção, onde o aço P20 normalmente é empregado (faixa de 94 a 103 kgf/mm² de resistência mecânica enquanto que o Ecoplast®(p20) (ST) apresenta, nesta faixa= 97 a 112 kgf/mm²). É utilizado principalmente quando não se deseja desembolsar uma quantia muito maior por isto, pois é um aço bem econômico. Muito indicado, portanto na substituição do aço P20 principalmente na construção de moldes onde sejam importante:

  • Condutividade térmica melhor do que qualquer aço da categoria AISI P20. Normalmente 25% melhor em média(ganhos de até 54% de produtividade comprovados).
  • Alta Usinabilidade
  • Excelente comportamento durante furação.
  • Resistência ao amassamento igual à da categoria AISI P20 na primeira faixa de dureza e superior nas duas faixas seguintes(ST).
  • Peças de alto polimento (e rápido) mas que não requeiram textura. Devido à sua excelente homogeneidade.

Terceira faixa de dureza (linha Ecoplast®(P20) (ST)): diferente dos aços da categoria AISI P20 normais:

Se a sua exigência de resistência for maior, a Açoespecial disponibiliza para o aço ECOPLAST®(p20) (ST) uma terceira faixa de dureza que pode ser até 36/40 HRc (de 116 a 131 kgf/ mm²). Por favor consulte nosso departamento técnico.

Onde posso encontrar Aço Ecoplast®(P20)(ST) de qualidade e alta usinabilidade?

Com 34 anos de existência e os mais de 44 anos de experiência da sua equipe fundadora, no mercado de aços especiais para moldes, a Açoespecial, firma localizada em São Paulo, firmou-se como uma empresa especializada em oferecer produtos de qualidade, principalmente os aços da família de aço P20, que respeitam os seus clientes e que não agridem o meio ambiente, assim como o Aço Ecoplast®(P20), desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Materiais da AÇOESPECIAL, portanto um aço de distribuição exclusiva da AÇOESPECIAL.

Composição Aço Ecoplast®(P20)

Composição química do Ecoplast
Composição química do Ecoplast® (P20)

Dimensões fornecidas:

Blocos até: 450 x 1030 x 1800mm

Opção 2:

630 x 1120 x 2200mm

Na medida máxima, mediante consulta prévia com nosso Departamento de Engenharia para verificar se ele comporta a aplicação desejada tecnicamente.

O Aço Ecoplast®(P20) pertence à linha de açoecológico da AÇOESPECIAL por:

  • Ser feito com a sucata do seu processamento na Açoespecial e dos clientes
  • Economizar energia elétrica e horas de trabalho durante seu processamento de usinagem
  • Manter a alta condutividade térmica semelhante aos aços não ligados, e superando qualquer aço da categoria AISI P20 (tais como: AISI P20 +Ni (2738), WNr.1.2311, WNr.1.2738, WNr.1.2738 HH, WNr.1.2711). Como consequência economiza energia elétrica e horas de trabalho durante seu trabalho como molde.
  • E finalmente, durar mais, devido à sua maior resistência mecânica média, comparado aos seus semelhantes (aços da categoria AISI P20 principalmente os que não costumam conter Ni como é o caso do WNr1.2311 e o AISI p20).

Note que o Aço Ecoplast®(P20) não agride o meio ambiente, podendo ser praticamente totalmente reaproveitado (reciclável) por não possuir elementos de liga em níveis que tendam a contaminar novas fusões, além de possuir uma alta condutividade térmica (da ordem de 42W/mºK) a 300ºC.

A Açoespecial, para oferecer produtos da série de aço P20 e Aço Ecoplast®(P20) de qualidade, trabalha com uma equipe técnica de Engenheiros especializados e treinados, que garantem o bem-estar de seus clientes e visam, sempre, o melhor pós venda do mercado siderúrgico de aços para moldes. Nosso corpo técnico é reconhecido internacionalmente. A Açoespecial conta com profissionais graduados em engenharia Mecânica, eng. Metalurgia e Engenharia de Materiais com cursos de pós-graduação e Mestrado. Isto tudo, traz até você o Aço Ecoplast®(P20) e os aços da categoria açoP20 com a melhor usinabilidade combinada à resistência mecânica, do mercado.

TEMPERABILIDADE MELHORADA DO AÇO ECOPLAST®(p20):

ECOPLAST® (P20) é um material com temperabilidade melhorada em relação ao Aço AISI P20 e principalmente ao seu relativo alemão: WNr. 1.2311, devido à opção metalúrgica pelos carbonetos mais complexos formados pelo Mn em detrimento dos carbonetos primários formados pelo Cromo, tudo isto com a ajuda de microligantes modernos. Isto faz com que a homogeneidade seja incrível neste aço. Também gera menos aparecimentos de “pontos duros” (hard spots) e difíceis de usinar, que costumam ser provocados pelos carbonetos primários, principalmente.

Um outro ponto importantíssimo é que estas evoluções turbinam a sua condutividade térmica (42W/m.K) além da usinabilidade, como consequência da homogeneidade estrutural, ao mesmo tempo que, pelo mesmo motivo, a perda em polimento é insignificante, devido à redução de liga, pois não se consegue notar perda de polibilidade, nem em laboratório. Realmente o aço ECOPLAST®(P20) se trata de uma aço “avançado” na relação liga x propriedades.

Seu cálculo médio de “Carbono equivalente” o diferencia com soldabilidade melhorada em relação ao aço WNr 1.2311 e ao aço WNr 1. 2738 que são as modalidades de aço P20 mais difundidas atualmente, porém de concepção antiga.

Propriedades do aço Ecoplast® (p20):

Portanto vamos lá, vamos comparar propriedades do aço Ecoplast® (p20):

O Aço Ecoplast® (P20) leva vantagens sobre os seguintes aços semelhantes :

Podemos aqui ressaltar: aqueles considerados p20 e P20+Ni até com pequenas modificações, como é costume, dentre eles: AISI P20 +Ni (2738), WNr.1.2311, WNr.1.2738, WNr.1.2738 HH, 2738 HH e WNr.1.2711) e nas seguintes propriedades:

Sobre o aço WNr.1.2311:

  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem melhor polimento.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem melhor troca térmica 42W/m.K contra.
  • 32 W/m.K (referência de trabalho a 300ªC).
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor soldabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor usinabilidade.
  • O Aço Ecoplast® (P20) tem muito melhor comportamento durante as furações.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem preço no mesmo nível, com pequenas variações.

Sobre o aço WNr.1.2738:

  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem Polimento bem parecido.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor troca térmica 42W/m.K contra 34W/m.K (referência de trabalho a 300ªC).
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor soldabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem melhor usinabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem preço razoavelmente mais baixo.
  • O Aço Ecoplast® (P20) tem muito melhor comportamento durante as furações.
  • O Aço Ecoplast® (P20) não aceita mesmo nível de textura ,quando para ind. Automobilística, aceitando normalmente para produtos de utilidades domésticas.

Sobre o aço WNr.1.2711:

    Na sua modalidade com dureza na 2ªFaixa ST (36/40 HRc):

  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem Polimento bem parecido.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor troca térmica 42W/m.K contra. 31 W/m.K (referência de trabalho a 300ªC).
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem melhor soldabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor usinabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem preço muito mais baixo.
  • O Aço Ecoplast® (P20) tem muito melhor comportamento durante as furações.
  • O Aço Ecoplast® (P20) não aceita mesmo nível de textura quando para ind. Automobilística, aceitando normalmente para produtos de utilidades domésticas.

Sobre o aço P20 HH ou WNr.1.2738 HH:

Na sua modalidade com dureza na 2ªFaixa ST (36/40 HRc):

  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem Polimento bem parecido.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor troca térmica 42W/m.K contra 34 W/m.K(referência de trabalho a 300ªC).
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem melhor soldabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem muito melhor usinabilidade.
  • O Aço Ecoplast ® (P20) tem preço muito mais baixo.
  • O Aço Ecoplast® (P20) tem muito melhor comportamento durante as furações.
  • O Aço Ecoplast® (P20) não aceita mesmo nível de textura quando para ind.Automobilística, aceitando normalmente para produtos de utilidades domésticas.

Breve Historia do aço P20

A concepção do Aço Ecoplast®(P20) veio dos primeiros Aços P20 vendidos no mercado mundial, em uma época onde máquinas CNC, bem como, eletro erosões não existiam, e a usinagem de materiais na faixa de 30HRc ou pouco mais, ainda era tida como dificílima, então o material naquela época, em muitas aplicações, era utilizado na primeira faixa de dureza o que, em muitos casos, pode baratear o custo de um ferramental por facilitar a usinabilidade, diminuindo os custos de produção dos moldes. (Consulte nossa tabela de numero de injeções previstas até a primeira manutenção).

Sua utilização em moldes protótipos, nesta primeira faixa de dureza, tem sido muito praticada e caso você precise de maiores esclarecimentos, solicite a visita do nosso Departamento de Engenharia e converse sobre o seu caso. Nossos engenheiros são reconhecidos internacionalmente. O Custo do material costuma ser muito compensador.

Peça Usinada
Peça Usinada

A AÇOESPECIAL é famosa por ser o maior distribuidor do Brasil de peças de médio e pequeno porte dos aços na categoria do aço p20 para moldes. Estes aços, considerados como aço P20, nas suas mais variadas versões (principalmente: aço2738 e aço2311) são muito procurados na forma esquadrejada e normalmente utilizados em conjunto com o aço 1045 ecofast, aço1045 e aço protomolde na estrutura do portamolde.

E TAMBÉM TEM PORTAMOLDE:

PRESTE ATENÇÃO: Você também poderá comprar seu Porta molde em São Paulo já montado na AÇOESPECIAL escolhendo dentre mais de 12 aços para a P1 e P2 e combinando até 05 aços no mesmo conjunto, sem encarecer o seu projeto, venha conferir!!

Dentre estes aços você poderá contar com 9 tipos de aço P20 e três tipos de aço 1045, dentre eles o aço Protomolde® que tem superior resistência ( cerca de 24% mais que o 1045 normal) e o Ecofast® que você pode usinar com três vezes mais remoção de cavaco e rapidez sem perder a geometria da sua máquina e sem gastar mais ferramenta de usinagem. Isto é tecnologia! Veja no nosso site em aços para moldes de plásticos.

Nosso portamolde é personalizado e o preço é muito parecido com o porta molde padrão, que costuma ter aços muito inferiores, normalmente importados da China, com raríssimas exceções, explicando um preço extremamente barato, porém com usinabilidade muito ruim, estrutura e consequentemente resistência mecânica variando, que prejudicam o sucesso de seu projeto.

Experimente o nosso Aço Ecoplast®(P20) e fique mal acostumado! Lembre-se, você pode estar resolvendo a má usinabilidade do aço, portanto um problema que não é seu! Além disto você terá um molde muito mais rápido, devido à melhor troca térmica( campeão da categoria de aços do tipo: aço p20. Aumente sua produtividade, compre na Açoespecial.

Não apenas, faça mais moldes com o nosso aço P20 ou nosso Aço Ecoplast®(P20) e tenha certeza de que eles além de serem feitos mais rápidos, durarão mais e tenderão a trabalhar mais rápido. Não se aborreça nem perca tempo tentando usinar e principalmente fazendo furos de refrigeração que nunca acabam, parecendo uma usinagem sem fim. Exija uma solução, venha para a AÇOESPECIAL.

Nitretação

Este material é passível do processo de nitretação, em caso de dúvida, consulte o nosso departamento de Engenharia para maiores esclarecimentos.

Sugestão de leitura complementar:

Aços com Melhor troca térmica

Aço com Melhor troca térmica - AÇOESPECIAL

O aço com melhor troca térmica está na Açoespecial, no mercado desde 1983, tem o melhor produto a oferecer, independente da sua necessidade. Escolha o número de injeções (ou ciclos) que você deseja para o seu molde, de acordo com o custo e vida de sua peça. Catálogo Tabela de Número de Injeções.

Exemplos de aços exclusivos para moldes da Açoespecial que promovem essa economia: Ecoplast®(P20) - 25 a 35% melhor troca térmica que os aços P20 normais para uma redução do ciclo em até 35% em peças mais grossas, representando um ganho de produtividade de até 54%; Catálogo Ecoplast.

SP300® - redução do ciclo em até 30% em peças mais grossas, representa um ganho de produtividade de 43% em seu setor de injeção. (Substitui com vantagens inigualáveis qualquer tipo de aço P20 ou P20+Ni); Catálogo SP300®.

SP400® - redução do ciclo (substitui com vantagens inigualáveis qualquer tipo de aço P20 HH ou 2711 ou WNr 1.2711); Catálogo SP400®.

Venha conferir! Você também pode visitar outros produtos da nossa empresa, bem como:

Esta linha de aços pode também ser adquirida, esquadrejados fresados ou esquadrejados blanchados ou esquadrejados retificados na retifica plana. As linhas: Aço para Moldes, Aço para Ferramentas, aço com melhor troca térmica, Aço para Moldes de Alta Dureza, Aço para Moldes Plásticos, contém aços da mais alta categoria e qualidade. Veja outros produtos:

Desfrute de nossa assistência técnica. Aproveite nossa experiência na linha de aços para moldes. Não caminhe sozinho, venha conosco! Venha para a Açoespecial.

Peça ainda hoje a visita de um consultor técnico e mude para melhor sua produtividade.

Regiões onde a AÇOESPECIAL atende Aço Ecoplast(P20):


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe