Aço 2711

Gostou? compartilhe!

O que é o aço 2711?

O aço 2711 é um aço pré-beneficiado dito como da família P20 HH (dureza próxima a 40 HRc), com teores de C e Ni elevados, que propiciam sua utilização em moldes de grandes dimensões polidas ou texturizadas. Esta composição química favorece a homogeneidade de dureza em toda a seção da barra, por permitir maior transformação quando do tratamento térmico. Porém apresenta “pontos” duros pela presença maciça de carbonetos primários de ferro, que são de fácil formação nesta concentração de carbono. Estes pontos duros fazem deste aço, um aço de relativamente difícil usinagem para contrapor sua ótima aptidão ao polimento e à textura.

A máquina operatriz que for usina-lo deverá receber atenção especial, juntamente com as ferramentas que serão utilizadas (como pastilhas ou principalmente brocas que devem ser especiais). Lembramos que: cada caso é um caso! Neste contexto, as condições da ferramentaria que vai usinar têm que ser bem avaliadas, preparadas e adaptadas para o sucesso do trabalho. É muito comum reclamações de usinagem, em casos onde não houve o preparo adequado, pois este preparo é imprescindível.

O aço 2711 é fornecido temperado e revenido, com dureza de 340 a 380HB (36 a 40 HRC).

A aplicação do aço 2711 se dá muito em moldes onde são injetados polímeros reforçados com fibras, os chamados plásticos de engenharia, bem como moldes onde peças de parede mais fina sejam o produto final almejado.

Aço 2711 Diagrama de Revenimento do material
Diagrama de revenimento do material 2711

Não é recomendado que o material seja retratado após sua usinagem, no máximo ele pode ser nitretado, e para isso ser bem conduzido é ideal seguir-se as temperaturas indicadas no gráfico de revenimento do aço 2711. Se, o tratamento térmico escolhido, for a têmpera posterior a usinagem, reveja a escolha do aço. Use nossa equipe especializada e obtenha ajuda, evite aborrecimentos desnecessários. Em caso de dúvida, consulte nosso Departamento de Engenharia. Na AÇOESPECIAL você conta com uma assistência técnica de primeiro mundo. Não deixe de usar!

COMPOSIÇÃO DO AÇO 2711 (Muito chamado informalmente de P20 - 2711)

Composição Química do aço 2711
Valores de acordo com o livro Chave do aço. (Stahlschlussel,1998)

Aço comumente elaborado por meio de desgaseificação a vácuo, fornecido no estado beneficiado, com maior resistência à compressão comparado com os aços da série P20.

Aço pré-beneficiado da “considerado” da familia P20 HH (Hight Hardness) pré-tratado (dureza normalmente entre 355 e 400 HB). Embora sua liga não tenha muito a ver com a categoria de aços P20 este nome vem principalmente da sua aplicação, da informalidade e da característica de alta resistência mecânica deste aço. È excelente para texturização e polimento espelhado, além de ter alta resistência à compressão. Indicado para moldes de grandes dimensões ou para quando se queira aumentar tanto a resistência mecânica como a resistência ao desgaste.

  • Boa usinabilidade desde que com ferramental adequado, mas perde para a categoria P20 HH principalmente quando é P20 +Ni
  • Boa polibilidade
  • Boa uniformidade de dureza
  • Boa reprodutibilidade de desempenho
  • Razoável troca térmica- Perde para os aços P20

Onde encontrar o aço 2711 da categoria de aço p20 HH?

Atuando há 33 anos no mercado de aços para moldes, a Açoespecial trabalha com o aço 2711. Com uma equipe especializada em aços para moldes e também habituada com o aço 2711, a Açoespecial trabalha com comprometimento na produtividade de seus clientes.

Para conhecer mais sobre a AÇOESPECIAL e sobre o aço 2711, solicite uma visita de um consultor técnico de produto. Contamos com uma vasta linha de aços para moldes, bem como o aço 2711, a fim de atender a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte!

A AÇOESPECIAL é bem conhecida por ser o maior distribuidor do Brasil de aço P20 em peças de médio e pequeno porte, principalmente em variações dos aços considerados como aço p20 para moldes nas suas mais diversas combinações de ligas e resistências. O caso do aço 2711 não é diferente, pois se enquadra na faixa de utilização do aço P20 HH (High Hardness = Alta Dureza). Os aços P20 são muito procurados na forma esquadrejada e normalmente utilizados em conjunto com o aço SAE1045 na estrutura do portamolde.

Composição Química do aço 2711
Composição Química do aço 2711

Como já lembramos, aço 2711, costuma ter uma usinagem de furação difícil, por conta da sua composição química que ajuda na formação de carbonetos que normalmente estão espalhados na matriz metálica, de maneira não uniforme, mas nós da Açoespecial buscamos, através de tratamentos térmicos especiais e com Know how próprio, minimizarmos tais ocorrências e termos assim, o aço 2711 com a melhor usinabilidade dentre os disponíveis no mercado nacional. Venha conferir!

Se você constantemente “reclama” de aços difíceis de usinar, é porque você não é cliente da Açoespecial. Venha turbinar sua produtividade na construção de ferramental. Saia na frente! Não fique perguntando por que seu concorrente consegue fazer mais ferramentas do que você.

Os aços da linha de aço 2711 costumam ser aplicados e estar descritos em cadernos de encargos, porém materiais mais avançados, hoje em dia, estão disponíveis para a utilização. Não fique “derrapando” como se não conseguisse sair do lugar. Ao invés de usar o Aço 1.2711, consulte o nosso departamento de Engenharia e solicite uma visita para que seja demonstrado a você as vantagens da utilização dos materiais da linha 2738 HPM 35® e 2738 HPM 40®, bem como as vantagens da utilização do material SP400®, todos distribuídos com exclusividade pela Açoespecial, com ganhos expressivos de usinabilidade, acabamento, soldabilidade, troca térmica entre tantos outros pontos que só com a ajuda da nossa equipe você conseguirá alcançar e aproveitar.

Na Açoespecial você encontra vários tipos de aços para moldes e, dentre eles, o aço P20HH, desenvolvidos pela própria Açoespecial e por fornecedores, de nome, como a Industeel, empresa do maior grupo siderúrgico privado do mundo, o grupo Arcellor Mittal. Neste caso a FAMÍLIA SUPER PLAST® que contém os aços de ultima geração aço SP300® e aço SP400®, este ultimo, substituto dos aços da série aço P20 HH, que são produtos exclusivos e patenteados pela Industeel.

SP 300
SP 400
Família Superplast

CADA CASO É UM CASO!! Então, você tem que estudar e escolher, fale com nossa engenharia e faça uma escolha consciente.

Baseado no conceito da Família Superplast, o Aço SP 400 é um aço pré-endurecido a 370 HB. Para os especialistas nas indústrias de plásticos, o Aço SP 400 é a sua melhor opção e solução na sua faixa da aplicação devido à sua dureza. Trata-se de um produto que garante excelente polibilidade e baixa corrosibilidade quando comparado a outros aços da sua categoria (série de aço P20 HH) O aço SP400 pertence à linha de “Açoecológico” ® da Açoespecial por preservar o meio ambiente enquanto possui baixa liga, com resultados diferenciados em resistência, soldabilidade, polimento e troca térmica. Suas propriedades são fruto de anos de pesquisa e TECNOLOGIA de primeiro mundo aplicada à siderurgia.

Tudo isto, faz com que seu reprocessamento seja muito facilitado (baixo índice de contaminação de novas corridas) e ele ainda reduz consumo de energia elétrica durante toda a sua vida, no momento em que tem a melhor troca térmica da categoria a que pertence (categoria do aço P20HH). Ainda economiza energia, já durante a confecção da ferramenta, por possuir a melhor usinabilidade dentre os aços ditos como aço p20HH ou semelhantes em resistência e aplicação. Principalmente nestes dois últimos quesitos, quando comparado com o aço 2711. Além de tudo isto tem sua vida aumentada porque permite soldar com extrema facilidade e, quando bem feita, a solda, não deixa vestígios em 99% dos casos, com raríssimas exceções, mesmo com a presença de superfície texturizada. Incrível mas atual. É sem dúvida, um aço do século XXI.

Para que nosso trabalho dê certo, contamos com a ajuda de técnicos e consultores de produto especializados em realizar um serviço de qualidade, além de oferecer aço P20HH e aço 2711 de melhor usinabilidade, polimento e soldabilidade, estes aços ainda podem ser totalmente personalizados ou com a liga voltada para a sua empresa ou aplicação. Para saber mais sobre o aço P20, por exemplo, entre em contato conosco ou faça uma cotação. Teremos um enorme prazer em te ajudar!

Compre com o maior distribuidor do Brasil em aços para Moldes.

A AÇOESPECIAL é famosa por ser o maior distribuidor do Brasil de peças de médio e pequeno porte dos aços na categoria do aço p20 para moldes. Estes aços, considerados como aço P20, nas suas mais variadas versões (principalmente: aço2738 e aço2311) também compreendem os aços da categoria de aço p20 HH, da qual, faz parte o aço 2711. Todos estes aços também são muito procurados na forma esquadrejada e normalmente utilizados em conjunto com o aço 1045 ecofast, aço1045 e aço protomolde na estrutura do portamolde.

E se precisar: TEMOS PORTA MOLDE:

PRESTE ATENÇÃO: Você também poderá comprar seu Porta molde em São Paulo, já montado, na AÇOESPECIAL escolhendo dentre mais de 10 aços para a P1 e P2 e combinando até 5 aços no mesmo conjunto, sem encarecer o seu projeto, venha conferir!!

Se o seu aço escolhido para as placas P1 e P2 for o aço 2711 e você for usinar a placa como “placa cavidade”, o seu portamolde será chamado de “portamolde especial” e consequentemente terá um preço muito maior do que o portamolde tipo “padrão” ou o chamado: PADRONIZADO. Ao comprar na AÇOESPECIAL, além de você poder optar, não apenas pelo aço 2711, você poderá escolher dentre outros aços da categoria de aço P20 HH como os aços 2738 HPM 40 e o aço SP400, ambos com tecnologia do século XXI e vantagens, seja na usinagem, seja na soldabilidade, seja na troca térmica e, além disto, você vai pagar quase o mesmo preço do portamolde padrão, apenas arcando com a diferença relativa ao preço do aço e peso correspondente às placas P1 e P2.

Kit Portamolde

Portamolde Montado
Imagem ilustrativa de portamoldes

Normalmente, para baratear o preço, os aços que compõem o porta molde padronizado, fornecido pelo mercado, são de procedência chinesa, portanto mais baratos. Porém apresentam características que são terríveis de usinar, exatamente por terem preço baixo e, consequentemente, baixa qualidade estrutural. Nosso portamolde é personalizado e o preço é muito parecido com o porta molde padrão, que costuma ter aços muito inferiores, pois o padronizado privilegia o preço, a qualidade dimensional e de montagem, e não exatamente a qualidade do aço. A Alegação usual é de que “aço é tudo igual”. Esta alegação é própria de quem não conhece a AÇOESPECIAL, pois não está acostumado com aços de primeiro mundo. Apenas confira e você não vai mais aceitar resolver um problema que não é seu: a usinagem ruim do material e um tratamento térmico ineficiente pode levar à uma estrutura de partida deficiente. Não se aborreça nem perca tempo tentando usinar e principalmente fazer furos de refrigeração que nunca acabam. Compre uma solução, venha para a AÇOESPECIAL.

Além de trabalharmos com o aço 2711, que pode ser adquirido também na forma de esquadrejado fresado, esquadrejado blanchado e esquadrejado e retificado em retifica plana, nós da Açoespecial contamos com diversos produtos, tais como:

Também trabalhamos com outros aços esquadrejados. Os aços esquadrejados mais procurados são:

Todos estes aços também podem ser adquiridos, esquadrejados fresados ou esquadrejados blanchados ou esquadrejados retificados em retifica plana.

Não deixe de conhecer! Ganhe já uma consultoria metalúrgica grátis no projeto do seu molde, sua ferramenta, seu componente ou seu dispositivo.


Catálogos relacionados - Aço 2711

Regiões onde a AÇOESPECIAL atende Aço 2711:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe